sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O poder de um gesto...



A perspectiva da integração de alunos surdos em turmas ditas "normais" é algo que me preocupa pelo facto do nosso sistema educativo não facultar a esses mesmos alunos algo tão importante como um tradutor e a grande maioria de nós, professores, não dominar a língua gestual. Fala-se muito em escola inclusiva, mas na realidade não passa, na maioria dos casos, de meras palavras...
Senti que deveria conhecer um pouco mais o mundo de alguém que faz dos gestos e expressões o seu meio de comunicação, a sua língua. Foi um dos projectos que estabeleci para mim este ano.
Do pensamento aos actos...agora já sou uma aluna do curso de língua gestual...
Apesar de estar no início, tem sido uma experiência fantástica...somos como bébés a aprender a andar...
Algo que aprendi e que não mais o esquecerei foi o seguinte: as pessoas podem ser surdas, mas não mudas, pois falam, mesmo que seja através dos gestos. Assim, deixarei para trás a expressão "surdos-mudos"...


Deixo-vos com o seguinte:

"As mãos

Com mãos se faz a paz se faz a guerra.

Com mãos tudo se faz e se desfaz.
Com mãos se faz o poema – e são de terra.

Com mãos se faz a guerra – e são a paz.
Com mãos se rasga o mar.

Com mãos se lavra.
Não são de pedras estas casas mas de mãos.
E estão no fruto e na palavra as mãos que são o canto e são as armas.
E cravam-se no Tempo como farpas as mãos que vês nas coisas transformadas.

Folhas que vão no vento: verdes harpas.
De mãos é cada flor cada cidade.

Ninguém pode vencer estas espadas:nas tuas mãos começa a liberdade."

de Manuel Alegre, O Canto e as Armas, 1967

3 comentários:

☆Fanny☆ disse...

Olá, minha amiga

O poder de um gesto...sem dúvida uma preocupação que nos inquieta. Também sou professora e sinto este problema. Turmas de 28/30 com alunos de necessidades educativas especiais! Lamentável.

Aproveito par te dizer que te deixei no meu "Suaves Murmúrios", um selo (BLOG DE OURO) com muito carinho e dedicação. Gostaria que o fosses lá buscar por aquilo que ele representa.

Muitos beijinhos iluminados pelo brilho que emana das tuas palavras.


Fanny

Aurora disse...

Olá Fanny :))

Obrigada pelas tuas palavras e pelo selo...(Será que mereço tanto...?)

Beijinhos

Rita Galante disse...

Olá querida!

Sim, de facto as pessoas podem ser surdas, mas não mudas, utilizem os gestos ou mesmo a leitura pelos lábios.

Conheço um caso, uma senhora linda, que é surda desde os 6 anos de idade. Surda profunda... mas que lê nos lábios e fala!!! Conhecia no mundo dos blogs e ADORO-A. Já falei (ou melhor ouvi-a) com ela através do telefone e é fantástico como ela consegue falar mesmo sem se ouvir a si propria.
A Laura fez um implante há uma semana para poder regressar ao mundo dos sons. Foram mais de 50 anos de silêncio... mas tem tudo corrido muito bem.

Como é que é possível que o nosso governo tome medidas de incluir, numa turma com 30 alunos, (quando não são mais pois no particular chegam a atingir as 36!!!) crianças com necessidade de cuidados especiais! Infelizmente é o país onde vivemos e... felizmente ainda há professores que se preocupam com o bem esar dessas crianças e que, mesmo no caos em que se encontra o ensino em Portugal, se inscrevem, por sua iniciativa própria, em cursos para poderem ajudar essas mesmas crianças.

Dou-te os meus sinceros PARABÉNS!!!

Beijinhos de Amor e Luz!